Curso de Arqueologia Subaquática

Estudante de arqueologia da Universidade do Chipre pesquisa naufrágio em Mazotos, no mar Mediterrâneo. Foto: Escritório de Imprensa, Ministério do Interior, Chipre

MINISTRANTE: PROF.DR. FLÁVIO RIZZI CALIPPO, DOCENTE ADJUNTO I DA UFPI
CURRÍCULO LATTES
INFORMAÇÕES GERAIS

O Instituto de Ciências do Mar – Labomar/UFC, em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a operadora de mergulho Mar do Ceará, promove no período de 23 a 28 de abril curso de extensão em Arqueologia Subaquática. O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Flávio Rizzi Calippo; um dos representantes da UNESCO no Brasil, referente à Proteção do Patrimônio Cultural Submerso. O curso será ministrado nos moldes da Convenção da UNESCO sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático de 2001.

A Arqueologia Subaquática é uma subdisciplina da ciência arqueológica que estuda os sítios, os objetos, os vestígios humanos e as paisagens submersas. Deve ser situada no contexto mais abrangente da arqueologia marítima, que estuda a relação do homem com os oceanos, os lagos e os rios e é completada pela arqueologia náutica, que estuda a construção e a utilização dos navios (UNESCO).

O intuito do curso é o de fomentar o surgimento de novos grupos de pesquisa em Arqueologia Subaquática, coordenados por arqueólogos mergulhadores. Estes grupos poderão atuar em prol da proteção e da gestão sustentável dos recursos arqueológicos submersos.

As atividades teóricas do curso serão realizadas no auditório do Labomar. As atividades práticas serão realizadas em piscina e através de mergulhos em naufrágios no litoral do Ceará.

Para mais informações sob o protocolo da UNESCO, clique aqui

Estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e demais interessados, favor clicar aqui para realizar download do folder com detalhes sobre o curso e inscrições, que serão realizadas até 18 de abril.

Mais informações pelo e-mail petoceanografiaufc@gmail.com ou pelo telefone (85) 3366-7019 (Secretaria do curso de graduação em Oceanografia).

Atualizações sobre o curso serão postadas nos sites do LABOMAR (www.labomar.ufc.br) e neste site.

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS

• OBJETIVO DO CURSO
Com o intuito de difundir a importância da proteção e da gestão do patrimônio cultural subaquático, propomos a realização de um curso de Arqueologia Subaquática que capacite interessados pelo tema, estudantes, arqueólogos e profissionais de diversas áreas para colaborarem em projetos de pesquisa realizados em sítios arqueológicos submersos.
É importante ressaltar que este curso não tem como objetivo a formação de arqueólogos, mas, sim, preparar mergulhadores e não-mergulhadores para atuarem em projetos de pesquisa, coordenados por arqueólogos, seguindo os procedimentos e os parâmetros apontados pela Convenção da UNESCO para a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático (Paris, 2001).
Nosso intuito, com isso, é o de fomentar o surgimento de novos grupos de pesquisa em Arqueológica Subaquática, os quais, sob a coordenação de arqueólogos mergulhadores, poderão atuar significativamente em prol da proteção e da gestão sustentável dos recursos arqueológicos submersos. Acreditamos que uma das principais formas de se evitar a destruição desses sítios arqueológicos é a instrumentalização das comunidades e dos profissionais que de uma maneira ou de outra estão ligados ao tema.
  • A ESTRUTURA DO CURSO
A fim de permitir a participação de mergulhadores e não-mergulhadores, o curso foi subdivido em dois módulos. O módulo I é principalmente teórico, e dura, pelo menos, dois dias. Nele são apresentados e discutidos os princípios e conceitos da Arqueologia Subaquática, o histórico desse ramo da Arqueologia, seus métodos e técnicas, questões relativas à segurança e ao trabalho em equipe, a problemática da conservação, as legislações nacionais e internacionais e, por fim, as perspectivas brasileiras e mundiais. Como atividade final desse módulo, realizaremos em seco a simulação de uma atividade de registro arqueológico submerso. Neste módulo poderemos ter até 30 participantes, mergulhadores e não mergulhadores.
O módulo II é prático e tem como pré-requisito o módulo I. Ele é destinado somente a mergulhadores que tenham o mínimo de experiência, pois, para a realização dos exercícios de piscina e de mar é fundamental certo controle de flutuabilidade e familiaridade com o uso do equipamento Scuba. Para a realização desse módulo seriam necessários exercícios em piscina e preparação das atividades em mar; mergulhos em sítios arqueológicos para realizar as técnicas aprendidas em sala de aula. Ao final serão elaborados croquis e interpretações dos dados (propósito final da Arqueologia). Neste módulo haverá, no máximo, 15 participantes mergulhadores.
  • TAXA DE MATERIAL INCLUI
8 metros de carpinteiro;
4 Trenas de 5 metros;
2 trenas de 20 metros;
10 Folhas de papel A3;
Material de desenho (réguas de 30 cm, compassos e esquadros);
  • TAXA DE MATERIAL NÃO INCLUI
EQUIPAMENTO BÁSICO DE MERGULHO
  • PAGAMENTO DA TAXA DE MATERIAL
50% na inscrição, 50% no início do curso.
  • SERÃO OFERTADOS OS MÓDULOS
Básico (para não mergulhadores – R$ 30,00) e Avançado (para mergulhadores certificados – R$ 220,00).
  • PÚBLICO ALVO

Estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e demais interessados.
  • INSCRIÇÕES
Sala do Pet Oceanografia (Av. da Abolição, 3207) ou  Mar do Ceará (Av. Heráclito Graça, 1090, sala 5).
  • MAIS INFORMAÇÕES
petoceanografiaufc@gmail.com